SÃO PAULO/SP – Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta, 4 de dezembro, a Decisão SUPAS nº 2.890 autorizando a JS Turismo (que usa o nome-fantasia de Cetro) a operar a linha São Paulo – Belo Horizonte.
Dentro desta linha, serão atendidos os seguintes trechos:
– Belo Horizonte/MG – Guarulhos/SP;
– Belo Horizonte/MG – São Paulo/SP;
– Betim/MG – Guarulhos/SP;
– Betim/MG – São Paulo/SP;
– Estiva/MG – Guarulhos/SP;
– Estiva/MG – São Paulo/SP;
– Perdões/MG – Guarulhos/SP;
– Perdôes/MG – São Paulo/SP.
Na mesma publicação, é determinado o prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para que a empresa comece a operar a linha.
Abaixo, a íntegra da autorização:
DECISÃO SUPAS Nº 2.890, DE 28 DE novembro DE 2024
O Superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no uso de suas atribuições, em conformidade com o art. 3º e o inciso X do art. 8º, ambos do Anexo da Resolução nº 5.818, de 3 de maio de 2018, e com o inciso IV do art. 29, e inciso VIII do art. 105, ambos da Resolução nº 5.976, de 7 de abril de 2022.
CONSIDERANDO que os mercados objetos do pleito de emissão de TAR são autorizados à requerente; e
CONSIDERANDO o que consta no processo nº 50505.138939/2024-19, decide:
Art. 1º Emitir o Termo de Autorização – TAR nº SPMG0275013 à JS TURISMO LTDA, CNPJ nº 00.389.075/0001-06, para prestação do serviço regular de transporte rodoviário coletivo interestadual de passageiros, sob o regime de autorização, na linha SAO PAULO/SP- BELO HORIZONTE/MG, conforme seções relacionadas no Anexo desta Decisão.
Art. 2º A autorizatária deverá iniciar a prestação dos serviços em até 30 (trinta) dias, contados do início da vigência do TAR, sendo admitida a prorrogação do prazo uma única vez, por igual período, desde que por motivo justificado.
Parágrafo único. A inobservância do prazo e condições dispostas neste artigo importará na revogação do TAR.
Art. 3º É vedada a operação de linha com seções em municípios distintos dos que constam nos TAR delegados à autorizatária.
Art. 4º O TAR poderá ser extinto por plena eficácia, quando, alteradas as condições vigentes, seja por meio de lei ou regulamentação, não atender às novas condições após conferido prazo de adequação, conforme art. 47 da Lei nº 10.233, de 5 de junho de 2001.
Art. 5º A autorizatária poderá, a qualquer tempo, solicitar a renúncia do TAR, desde que observadas as regras dispostas no art. 33 da Resolução ANTT nº 6.033, de 2023.
Art. 6º Será declarada a nulidade do TAR quando verificada a ilegalidade do ato.
Parágrafo único. Na hipótese do caput, a SUPAS deverá impedir os efeitos jurídicos que ordinariamente o ato deveria produzir, além de desconstituir os já produzidos, respeitados o princípio da ampla defesa e do contraditório.
Art. 7º O TAR poderá ser extinto mediante cassação nas seguintes hipóteses:
I – no caso de perda das condições indispensáveis à manutenção do TAR, observado o disposto nos arts. 29, 35 e 38 da Resolução ANTT nº 6.033, de 2023; e
II – no caso de infração grave, apurada mediante processo administrativo ordinário, conforme previsto na Resolução 5.083, de 27 de abril de 2016, ou outra norma que lhe vier a substituir.
Art. 8º A não observância do disposto nesta Decisão poderá implicar na aplicação das outras sanções previstas em resolução específica.
Art. 9º Esta Decisão entra em vigor na data de sua publicação.
JULIANO DE BARROS SAMÔR
ANEXO
Seções |
BELO HORIZONTE/MG-GUARULHOS/SP |
BELO HORIZONTE/MG-SAO PAULO/SP |
BETIM/MG-GUARULHOS/SP |
BETIM/MG-SAO PAULO/SP |
ESTIVA/MG-GUARULHOS/SP |
ESTIVA/MG-SAO PAULO/SP |
PERDOES/MG-GUARULHOS/SP |
PERDOES/MG-SAO PAULO/SP |
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